Comitê de Sustentabilidade

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Florianópolis (SC) – O projeto Supermercado Lixo Zero 2020, defendido pela Associação Catarinense de Supermercados,  foi apresentado pelo diretor executivo Antonio Carlos Poletini durante a 7ª Conferência Internacional Lixo Zero (7ª Zero Waste International Conference and Dialogue). O evento, que é anual, foi realizado em Florianópolis nesta semana, dias 28 e 29 de Outubro de 2010,nas dependências do Sesc-Cacupé reunindo congressistas de todas as partes do mundo. A Iniciativa do evento foi do Instituto Lixo Zero Brasil, em parceria com Zero Waste International Aliance e a empresa Novociclo Ambiental.
 
Seguindo o cronograma estabelecido de implantação, 100% dos supermercados associados à Acats terão sistemas de Gestão de Resíduos Sólidos Lixo Zero Implantados até 2020.  ponto de partida do projeto foi o trabalho realizado pela Acats em parceria com a Novociclo Ambiental nas edições de 2009 e 2010 da ExpoSuper – Feira de Produtos e Serviços para Supermercadistas, eventos realizados em Florianópolis e em Joinville. Somados os dois eventos, foram contabilizadas 49 toneladas de resíduos com a destinação correta, cerca de 90% do total do resíduo gerado nos locais.
 
A implantação da nova Lei de Resíduos Sólidos no Brasil fará com que haja uma grande mobilização em torno de projetos de sustentabilidade. “O que estamos fazendo é sair na frente”, disse o Presidente da Acats, Adriano Manoel dos Santos, que assinou durante a conferência a portaria criando o Comitê Estadual de Lixo Zero da Acats, estrutura que vai acompanhar todo o andamento do processo, que estabelece como objetivo em 2020 ter todas as empresas supermercadistas associadas com 100% de destinação correta de seus resíduos. Este projeto é inédito a nível de Brasil.
 
REPERCUSSÃO
 
Uma das participantes da Conferência Internacional é a carioca Ana Lucia de Carvalho, que atualmente está radicada em San Diego, Califórnia, Estados Unidos, onde trabalha como especialista em meio ambiente na Prefeitura de San Diego. “Fiquei ao mesmo tempo surpresa e maravilhada, orgulhosa de ser brasileira ao ver um projeto com objetivo tão audacioso sendo implantado no meu País”, disse ela, referindo-se ao Supermercado Lixo Zero da Acats. No seu retorno aos Estados Unidos ela garantiu que entrará em contato com a associação de supermercados da região da Califórnia e mostrará o case catarinense. “Um projeto desses, ´pegando´, coloca o Brasil na vanguarda mundial em sustentabilidade”, assegurou.

Compartilhar.