Avança o Programa de Rastreabilidade

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Um dos destaques da programação da Exposuper, no Complexo Expoville, em Joinville, foi a reapresentação do Programa Alimento Sustentável (PAS) da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), que trata sobre “Rastreabilidade de Alimentos”. Santa Catarina foi o Estado pioneiro no projeto e tem 23 redes engajadas, praticamente a metade do total do Brasil, que está atualmente em 48 redes. A meta até o final do ano é envolver 60 redes de supermercados no programa.

O diretor comercial da PariPassu, Giampaolo Buso, empresa parceira que realiza a execução técnica do programa, coordenou a apresentação do trabalho junto com o diretor executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini. O painel sobre a rastreabilidade contou também com a participação do professor Luis Tejon, que apresentou um modelo de comunicação com o público alvo do projeto.

O programa de rastreabilidade, segundo Giampaolo Buso, tem oito estados brasileiros engajados no total, todos os processos realizados através das associações estaduais de supermercados vinculados à Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

O volume de produtos já rastreados no Brasil desde o início do projeto alcança 5,7 bilhões de toneladas em todo o País. No total são cerca de 25 mil origens (produtores inscritos no programa como fornecedores de alimentos in natura) e Santa Catarina tem cerca de 17% deste contingente, um dos Estados mais avançados do País.

Os dados apresentados pela PariPassu dimensionam os avanços do programa em SC até o momento.  São atualmente 23 redes supermercadistas catarinenses engajadas no processo, as quais são responsáveis pela comercialização de mais de 60% do volume de hortifrúti consumido em SC.

Para o Diretor Executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Antonio Carlos Poletini, o PAS já avançou bastante mas precisa continuar a crescer. “O desafio passa a ser maior, porém é fundamental que as empresas acreditem nos resultados e qualifiquem suas operações que o reconhecimento vai aparecer, com certeza”.

O Programa Alimento Sustentável (PAS) da ACATS já foi reconhecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) na plataforma de Boas Práticas de programas de desenvolvimento.

Três redes catarinenses já conquistaram prêmios nacionais de Boas Práticas na rastreabilidade, as redes Hippo e Angeloni, duas vezes cada uma e o Supermercado Zabot.

No painel sobre a rastreabilidade do alimento apresentado pela PariPassu e pela Acats foi mostrada uma ação do supermercado HiperBom, que fica no Sul da Ilha, em Florianópolis, onde o setor de hortifruti tem uma comunicação direta aos consumidores sobre a origem dos produtos ali expostos. Essa iniciativa ganhou destaque pela contribuição ao programa

 

 

 

 

 

Compartilhar.